O vice-reitor Evandro Aparecido Soares da Silva assumiu a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), enquanto a reitora Myrian Serra, que sofreu um AVC no último sábado, durante comemorações do aniversário de 46 anos da instituição, passa por tratamento neurológico no Hospital Santa Rosa. Ela está na UTI, em coma induzido.
Ontem pela manhã, o reitor interino estava atendendo a agenda dela e dele e por isso não concedeu entrevista, mas afirmou, através da assessoria de imprensa da UFMT, que o calendário escolar será mantido, assim como os demais compromissos institucionais e que nem foi cogitada a possibilidade disso ser interrompido.
O último dia de aula na instituição este ano – para os campi de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Rondonópolis – será 23 de dezembro. Na sequência, de 1 a 28 de janeiro, os docentes saem de férias. As aulas retornam dia 30 de janeiro para a finalização do segundo semestre letivo de 2016, já a ‘vida’ escolar na UFMT ainda está desajustada devido às últimas greves. O calendário é diferente para o campus de Sinop.
O último boletim médico divulgado sobre o estado de saúde da professora Myrian, ainda no domingo (11), informa que o estado de saúde dela é grave, mas estável e que ela ficará em coma induzido nos próximos dias para passar por procedimentos médicos. Nesta segunda-feira, este quadro se manteve.
Enquanto isso, toda a programação cultural de aniversário da instituição está suspensa, a exemplo do show do coral da UFMT que ia apresentar neste final de semana um repertório dos Beatles.
Nas redes sociais, a comunidade acadêmica se mostra surpreendida com a enfermidade da reitora, que há apenas dois meses assumiu a UFMT. Por meio de mensagens, deseja força a ela e aos familiares.