sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Viabilidade do feijão para safrinha em Mato Grosso será debatida no Nortão

PUBLICIDADE

A viabilidade do feijão para a safrinha em Mato Grosso será debatida nos próximos dias 10 e 17, durante dias de campo organizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Agronorte Pesquisas e Agropesquisas com apoio de Só Notícias/Agronotícias. Agricultores, técnicos e estudantes participarão.

O pesquisador Flávio José Wruck, da Embrapa Arroz e Feijão, explica que o cultivo do feijão comum e feijão caupi ou de corda tem se tornado rentável. “O preço da saca de 60kg está “batendo” a casa dos R$ 150. Infelizmente, é uma cultura pouca adaptada para nossa região, principalmente para essa época do ano (safrinha)”, declarou.

Wruck salienta também que as condições de mercado tem se tornado favoráveis, o que torna o negócio competitivo, podendo gerar rentabilidade igual ou superior ao milho safrinha. Os principais desafios desta cultura, para essa época do ano, são o controle de pragas e as condições climáticas, principalmente no que se refere a elevadas temperaturas e grande possibilidades de verânicos nos meses de março e abril”, lembrou.

A programação do evento está definida, Dia 10, será em um sítio na estrada Alda, aproximadamente 5km de Santa Carmem (35km de Sinop). A primeira estação, organizada pela Empaer abordará ‘Manejo e condução agronômica do feijão-safrinha, adotados na unidade demonstrativa’, com o agrônomo Claudinei Kappes. A segunda, pela Agro-Sistemas, ‘Desafios e recomendações para o cultivo do feijão-safrinha no médio Norte de Mato Grosso, com o agrônomo Edson Antônio Pina.

A terceira, pela Syngenta falará sobre ‘Portifólios para a cultura do feijoeiro’. Fechando, quarta estação, da Embrapa, trará o ‘Desempenho das Cultivares do feijoeiro comum, no cultivo de safrinha para o médio Norte de Mato Grosso, com o pesquisador Flávio Jesus Wruck. O encerramento está programado para 12h30.

Dia 17, as discussões ocorrerão no centro de pesquisas da Agronorte, em Sinop, a partir das 8h. A primeira estação da empresa trará como tema ‘Manejo e condução agronômica do feijão-safrinha, adotados na unidade demonstrativa’, com o engenheiro Ângelo Maronezzi. A segunda, da Embrapa, ‘Desafios e recomendações para o cultivo do feijão-safrinha no Médio Norte de Mato Grosso’, com o pesquisador Flávio Jesus Wruck.

A terceira, sobre ‘características, recomendações e desempenho das cultivares da Embrapa do feijoeiro comum para o Mato Grosso’, pela Embrapa, com o pesquisador Adriano Stephan Nascente. Na quarta e última, a Agronorte abordará ‘características e perspectivas do mercado de feijão para Mato Grosso’. O término também será ao meio-dia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE