PUBLICIDADE

Veterinários do Nortão começam hoje curso de capacitação sobre raiva animal

PUBLICIDADE

Veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de todo o Nortão se reúnem esta semana, em Sinop, em um curso sobre ‘raiva animal’. São esperados representantes das unidades de 40 municípios da região. O chefe da regional de Sinop, José Carlos Balbo, explica que durante o curso será discutido o programa de controle da raiva dos herbívoros, que ocorre em muitas regiões do Estado.

Ele acrescenta que, mesmo sendo dispersos os casos da doença, o principal objetivo é em diminuir a incidência de contaminação. Este ano já foi confirmado o foco da doença em uma propriedade no município de Itaúba (100 km de Sinop).

Segundo Balbo, não existe campanha de vacinação como no caso da febre aftosa. Quando os casos são confirmados a propriedade é isolada e o Indea atua no controle, que é feito com a captura de morcegos hematófagos, principal transmissor, que elimina o vírus pela saliva, quando alimenta-se do sangue dos animais.

O instituto também fará a vacinação no rebanho e, se necessário, em propriedades vizinhas. A raiva animal é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, e pode contaminar o homem. A doença ocorre em rebanhos de ovinos, caprinos, suínos, equinos, asininos, muares e bovinos.

O encontro começa amanhã, no Ceprotec, e encerra na quinta-feira. Participarão profissionais dos municípios de abrangência das regionais de Sinop, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Matupá e Juína.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE