quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Vendedora registra fenômeno em volta do sol no Nortão

PUBLICIDADE
fonte: Só Notícias/Cleber Romero (colaborou: Diego Oliveira - foto: Denize dos Santos)

A vendedora de roupas Denize dos Santos, de 29 anos, registrou um círculo colorido em volta do sol, em Novo Mundo (297 quilômetros de Sinop), esta manhã. Ela contou, ao Só Notícias, que ficou surpresa com a imagem. “Achei muito estranho. Não é comum esse tipo de círculo e fiquei até com medo”, disse. O mesmo flagrante também foi registrado em Guarantã do Norte.

De acordo com o instituto Climatempo, o fenômeno é conhecido como Halo e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar. Arco-íris, irisação, raio crepuscular são outros exemplos de fenômenos ópticos.

O halo solar (lunar) parece um arco-íris ao redor do sol (ou lua cheia) e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrostratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem estas nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol (da lua) nas diversas cores do arco-íris.

O círculo colorido se forma por inteiro, rodeando completamente o disco solar, mas outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol incide na camada de nuvens.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE