Quem depende de algum serviço público com urgência, exceto os considerados “essenciais” como os de segurança pública e de saúde, devem se apressar e procurar o atendimento ainda hoje. Isso porque órgãos municipais, estaduais e federais terão ponto facultativo na segunda, terça, até metade da quarta-feiras e alguns só voltam a dar expediente normalmente na quinta-feira.
Em Sinop, a prefeitura foi a que menos estendeu o ‘folga’ de carnaval. A prefeita Rosana Martinelli (PR) concedeu ponto facultativo somente na segunda e na terça-feiras. Na quarta-feira de cinzas as repartições abrem logo pela manhã. Na Câmara Municipal, o expediente só volta ao normal na quinta-feira.
Em Sorriso e Lucas do Rio Verde, as prefeituras fecham na segunda, terça e na quarta-feira de cinzas pela manhã, abrindo as portas às 13h. As Câmaras Municipais não divulgaram se vão seguir o decreto das prefeituras.
No Estado, o ponto facultativo também é na segunda, terça e quarta-feira até o meio dia. O trâmite será seguido pela Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas, estes com expediente a partir das 13h.
Nos órgãos federais, o expediente será retomado às 14h da quarta feira de cinzas.
O folgão, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), também atinge as agências bancárias públicas e privadas até o meio dia da quarta-feira de cinzas.