PUBLICIDADE

Várzea Grande imuniza mais de 2,8 mil pessoas no primeiro dia de vacinação contra influenza

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande imunizou 2.861 pessoas com a vacina contra a Gripe Influenza ou H1N1 no primeiro dia de bloqueio nacional. O relatório foi apresentado pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária ao secretário de Saúde, Diógenes Marcondes que considerou importante a disponibilidade das vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde.

No município desde o início deste ano, foram detectados 7 casos com suspeita de gripe influenza h1n1, dos quais quatro foram a óbito, sendo que dois não confirmaram a doença após os exames e dois estão em procedimento de investigação. Três ainda permanecem internados.

“Estamos atentos e de prontidão quanto a todos os casos que supostamente são apontados como sendo da Gripe Influenza H1N1, pois a grande maioria acaba não se confirmando após os resultados dos exames que em média levam entre 20 e 30 dias no Laboratório Central – Lacen”, disse.

Ele lembrou que todas as unidades de saúde pública do município estão vacinando, com exceção do Hospital Pronto Socorro, Centro de Especialidades em Saúde e a UPA IPASE que são unidades de retaguarda para o atendimento de pacientes.

O publico alvo para essa vacinação são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, ou seja, mulheres que deram a luz (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.

A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A tetravalente protege, além dos três tipos de gripe da trivalente, contra o subtipo Phuket da Influenza B.

Devido a essa mutação dos vírus, é necessário se vacinar anualmente contra a Influenza. Grupos prioritários recebem gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia...

Bombeiros combatem incêndio em armazém em Lucas do Rio Verde

O incêndio num armazém onde funcionava uma esteira foi,...

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...
PUBLICIDADE