sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande começa a fazer atendimentos de eletrocardiograma em 5 unidades públicas de saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A scretaria de Saúde está ampliando os serviços da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco unidades passam a contar com um novo serviço de imagem para diagnóstico do coração – o Telediagnóstico de Eletrocardiograma – ECG-, que fornece laudos de exames de investigação do aparelho cardiovascular, facilitando a detecção e o tratamento de doenças.

O serviço é feito conjuntamente com o Núcleo de Telessaúde do governo do Estado. Os exames são feitos pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os equipamentos foram instalados e estão funcionando – Clínicas de Atenção Primária dos bairros 24 de Dezembro, Parque do Lago, Marajoara, na Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel (UBS) e na unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Aurília Curvo.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a iniciativa de se estabelecer uma parceria com o Programa Telessaúde do Estado partiu da grande demanda de pacientes hipertensos. “Adquirimos com recursos próprios seis aparelhos de exame de imagem e implantamos nestas unidades com maior histórico de pacientes com hipertensão, fornecendo mais um aparelho ao Hospital e Pronto Socorro”, explicou.

Gonçalo ainda explica que este novo serviço ajuda a desafogar as Upas e Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande. “O paciente que chega com dor no peito ou outros sintomas sugestivos ao coração, o exame é feito, avaliado e o paciente já sai com o diagnóstico. Se necessário, ele é encaminhado à rede especializada. É um compromisso que assumimos e faz parte das metas estabelecidas pelo prefeito Kalil Baracat”, disse Gonçalo.

Agora, o exame de imagem é feito na unidade e, na mesma hora, é enviado via internet para o Núcleo Telessaúde no Hospital Universitário Júlio Muller, onde são emitidos laudos e enviados via internet à Unidade Básica de Saúde solicitante, que faz a impressão do laudo e entrega ao usuário, já com o diagnóstico da causa da doença do coração, e inicia o tratamento.

Segundo a Telerreguladora do Telessaúde de Várzea Grande, a médica Cynthia Castilho Moreno, o Telessaúde é uma ferramenta de prestação de serviços e acesso à saúde, na educação continuada. “No caso do teleECG, o acesso ao laudo do eletrocardiograma sai em até 5 minutos. O serviço funciona 24 horas. Existem médicos plantonistas prontos para receberem o traçado do exame, interpretá-lo e laudá-lo quase que imediatamente, para o médico que está com o paciente. Com segurança no diagnóstico, o médico poderá iniciar o tratamento ou decidir encaminhar o paciente para uma unidade de referência de urgência. É uma ferramenta que realmente salva vidas”.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso fortalecerá projetos de cultivo com contratação de empresa na análise

A prefeitura fará processo licitatório voltado para análise de...

Lucas do Rio Verde define transporte de delegações esportivas e grupos culturais

A prefeitura vai licitar, dia 15, contratação de empresa...

Servidores municipais em Cuiabá aprovam estado de greve e querem RGA de 10%

Servidores da prefeitura aprovaram, hoje, estado de greve permanente...
PUBLICIDADE