O Pronto Atendimento de Primavera do Leste atendeu os 23 passageiros que estavam em um ônibus da empresa Satélite Norte e tombou, ontem de madrugada, em uma curva da BR-070, nas proximidades do município de General Carneiro (450 quilômetros de Cuiabá). Os pacientes com os quadros mais graves foram encaminhados para outros dois hospitais do município e foram submetidos a cirurgias.
“São todos casos de traumatismo craniano e precisarão de acompanhamento de neurocirurgiões. O estado da maioria das vítimas é muito grave. Poucos tinham ferimentos leves e ainda há alguns que continuam no Pronto-Socorro em observação e tomando medicação”, informou a administradora da unidade de Primavera, Rosnere Schuster, em entrevista ao jornal A Gazeta.
Algumas pessoas tiveram ferimentos leves e foram liberados posteriormente. Entre estes feridos com menor gravidade, está um bebê de apenas dois meses. Tudo indica que a criança estava no colo da mãe, que até o momento não foi localizada. A suspeita é de que ela esteja entre as vítimas fatais. A criança foi encaminhada ao Lar das Crianças do município e aguarda a presença de familiares.
Conforme Só Notícias já informou, no acidente morreram 11 pessoas. A Polícia Civil confirmou a identidade. São elas: Jandrea Souza de Oliveira, 44 anos; F.O.E., 9 anos; Maurício P. da Silva, 30 anos; Antônio D. Souza, 24 anos; Marizete Souza S. Caetano (idade não confirmada); Divina M. Cardoso, 50 anos; Valdecy Oliveira Souza, 47 anos; Luzia Duarte da Silva, 44 anos; A.P.S.J., 12 anos; Maria Pereira da Silva, 44 anos; e G.R.B., 17 anos.
A dona de casa Jandrea, e a filha dela, de 9 anos, residiam em Lucas do Rio Verde. Não está definido ser vão ser trasladadas para Lucas ou Maranhão.
Uma primeira análise aponta que o ônibus passou direto e, em seguida, o motorista teria tentado voltar à pista, ocorrendo o tombamento. De acordo com a PRF, não há marcas de frenagem, óleo na pista ou qualquer tipo de sinal de colisão anterior.
A primeira informação divulgada foi de que seis pessoas morreram. Horas depois, mais três corpos foram encontrados. Posteriormente, quando um guincho desvirou o veículo mais dois corpos foram encontrados, totalizando as 11 vítimas fatais.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e ambulâncias da região prestaram apoio e socorreram 23 pessoas que tiveram algum tipo de ferimento. O Samu informou que pelo menos quatro destes feridos foram encaminhados ao Pronto Atendimento de Primavera do Leste em estado grave.
O ônibus transportava 42 passageiros, saiu de Imperatriz (MA) e seguia com destino a Peixoto de Azevedo.
(Atualizada às 10:27hs)