PUBLICIDADE

Vara de ações cíveis e populares analisa 462 processos

PUBLICIDADE

A Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Mato Grosso, instalada no fórum da capital, se encontra em plena atuação onde já tramitam 462 processos, a maioria envolvendo conflitos de grande repercussão popular. Desse total, após o início do funcionamento da nova vara em janeiro de 2008, já foram ajuizados quatro novos processos, sob responsabilidade do juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior. Os demais foram transferidos das outras varas cíveis e varas especializadas da Fazenda Pública, até então responsáveis por esse tipo de matéria.

A nova vara começou a receber os processos no início de março, conforme o cronograma estabelecido pela juíza diretora do fórum, Maria Aparecido Fago. Segundo o juiz Agamenon Moreno, a maior parte dos processos dessa natureza já foi encaminhada, estão registrados e agora está sendo feita a triagem de acordo com a fase do processo. “O trabalho no cartório tem sido intenso, pois todos os processos tiveram que ser renumerados, já que como a vara é nova todos os registros são novos”, acrescentou.

De acordo com o magistrado, todas as questões urgentes foram devidamente despachadas. “Os processos que têm pedido de liminar, logo após a triagem, já são encaminhados para apreciação”, explicou. Segundo ele, a instalação da nova vara não representou nenhum prejuízo aos jurisdicionados, “muito pelo contrário, a intenção da vara é possibilitar celeridade nesse procedimento. Com uma vara específica para esse tipo de matéria, há ganho de tempo”, destacou.

Ao todo, trabalham na Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, além de três assessores de gabinete, dois servidores e três estagiários no cartório. Diante da complexidade dos processos em trâmite, existe ainda a possibilidade de um segundo magistrado atuar na vara. “Também estou elaborando um balanço do que é necessário para adequar a estrutura das varas às necessidades atuais para encaminhar administração”, acrescentou.

Segundo o juiz Agamenon Moreno Júnior, as ações em trâmite discutem assuntos de grande repercussão, já que envolvem casos relacionados, por exemplo, ao patrimônio público e social e aos interesses difusos e coletivos. “Todos os processos de improbidade administrativa, de deputados, fiscais, enfim, agentes públicos do Estado e município estão aqui. É uma vara diferenciada porque todos os processos possuem repercussão”, salientou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE