O juiz federal Charles Renoud Frazão de Moraes assumiu ontem a Vara da Justiça Federal, que foi implantada em Sinop. O magistrado atuava em Brasília, desde 2001 e também no Estado de São Paulo. Em entrevista ao Só Notícias, o magistrado destacou que inicialmente a vara será estruturada para receber os cerca de 3,5 mil processos que já tramitam na Justiça Federal, pertinentes aos 22 municípios que passam a pertencer a subseção de Sinop.
Clique aqui e veja fotos da inauguração da Vara Federal de Sinop
“Devemos ter uma estrutura mais forte e mais treinada, de forma que possa dar curso aos processos que serão redistribuídos. Não basta instalar e não ter uma estrutura que dê resposta”, enfatizou. Agora, questões envolvendo órgãos públicos federais (Ibama, Incra, Caixa Econômica), crimes ambientais, dentre tantos outros, poderão ser encaminhados em Sinop, evitando o deslocamento das partes envolvidas até Cuiabá.
“Eu acredito que em razão da economia de Sinop ser voltada para a agricultura e extração de madeira, que as causas ligadas ao meio ambiente tenham uma parcela significativa de importância na região”, disse. Ele também destacou que “vão ser priorizados os processos que a lei diz que são prioritários”, entre eles os que envolvem pessoas com mais de 65 anos e os processos previdenciários.
Os 22 funcionários que atuarão na nova vara também foram empossados ontem. A solenidade contou com a presença do desembargador federal Ítalo Fioravante Sabo Mendes e o diretor do Foro da Justiça Federal no Mato Grosso, juiz federal Julier Sebastião da Silva.
A vara foi instalada no prédio da delegacia municipal, antigo hospital Celeste. Entre os municípios que serão atendidos, além de Sinop, estão Alta Floresta, Sorriso, Cláudia, Colider, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Peixoto de Azevedo e Vera.
Leia também
Nortão agora tem Justiça Federal. Inaugurada vara de Sinop