A vacinação contra febre aftosa será acompanhada por fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em Sinop. A primeira etapa é voltada para bezerros com até um ano e começa oficialmente hoje. Segundo o supervisor regional, José Carlos Balbo, todas as propriedades já foram notificadas. “Nós notificamos as propriedades, principalmente as consideradas de área de risco, e marcamos o dia para a realização da vacina”, destacou. A estimativa é que 145 mil bezerros sejam vacinados em Sinop, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Itaúba, que integram a regional.
A confirmação de focos de aftosa na Bolívia, que faz divisa com Mato Grosso, esta semana, fez com que novas medidas fossem tomadas pelo Estado. Uma delas foi a antecipação da etapa. A vacina está sendo vendida desde segunda-feira. “É um alerta para que os pecuaristas não deixem de vacinar seus rebanhos”, acrescentou Balbo.
Em todo o Nortão, mais de 700 mil animais devem ser imunizados nesta etapa, que encerra no dia 28 de fevereiro. O prazo para declarar a vacinação ao Indea vai até 10 de março. Outras duas etapas devem ocorrer, sendo uma em maio, para bezerros com até dois anos, e em novembro para todos os rebanhos.
O último foco registrado na região foi em 1996, em Colíder.