Ainda são baixos os índices de vacinação contra a aftosa em Sorriso. No município, onde mais de 14 mil animais com até um ano de idade deverão ser imunizados, por enquanto as revendedoras ainda não comercializaram boa parte dos produtos. A previsão é que a partir desta semana os trabalhos se intensifiquem devido ao término do prazo da campanha, no dia 28.
Alguns pecuaristas, que também são agricultores, não vacinaram pois estão no período de colheita da soja. “Ainda está devagar a procura, pois muitos estão envolvidos com a lavoura. A previsão é que alguns vacinem atrasados, após o término da campanha, quando terem a permissão do Indea”, declarou Fernando Botelho, gerente de uma revendedora de produtos agropecuários. A empresa calcula ter comercializado,até agora, cerca de três mil doses.
Em outra loja, das mil doses adquiridas, cerca de 200 foram vendidas. “A procura ainda é baixa, mas estamos confiantes nas próximas semanas”, concluiu o gerente Cristian Copini.
Por enquanto, o Instituto de Defesa Agropecuária do município ainda não tem um levantamento de quantos animais foram imunizados e dos índices de comunicação. Dois vacinadores comunitários estão indo até os assentamentos rurais do município para auxiliar os moradores. “O Indea está trabalhando nas comunidades como o assentamento Jonas Pinheiro e o Santa Rosa I e II. A previsão é que nestas próximas semanas a vacinação cresça”, explicou a responsável técnica Daniele Macedo.