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Uso de computadores em pequenas empresas aumentou mais de 400% em dez anos

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Em dez anos, o uso de computadores entre as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras aumentou mais de 450%. Segundo pesquisa do Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), a proporção atual é de 75% – em 1998, era de apenas 16%. Das empresas que dispõem de computador, 71% acessam internet, dez vezes mais do que há dez anos. Já o uso de celular passou de 42% para 91%.

O estudo As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPEs Brasileiras foi feito em 4.004 micro e pequenas empresas de todas as regiões do país e buscou rastrear a utilização dessas tecnologias pelos empresários de pequenos negócios. Entre as empresas pesquisadas, 60% atribuem “grande importância” ao uso de microcomputador no negócio, 56%, ao celular, e 51% à internet.

“A pesquisa mostra o grande avanço feito pelas empresas para acessar informações e fazer dos instrumentos de comunicação um importante aliado para sua competitividade. Do padeiro e da cabeleireira até o consultor de grandes empresas, verificamos que o acesso à informação tornou-se indispensável em um mundo com transformações cada vez mais rápidas”, disse o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.

De acordo com o estudo, a região com maior grau de informatização é a Centro-Oeste, onde 85% das micro e pequenas empresas têm computador. Depois vêm o Sudeste e o Norte, que, juntos, apresentam índice de 76%; o Sul, com 73%; e o Nordeste, com 71%. O estado de Mato Grosso apresenta o grau mais elevado, 89%.

O coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, atribui a liderança dos estados do Centro-Oeste no uso de computadores ao forte processo de crescimento econômico ocorrido nos últimos anos na região. “A maioria das empresas ali criadas existe há bem menos tempo, tendo sido constituídas em um momento em que o acesso a equipamentos de informática se tornou mais fácil. Uma boa parte dessas empresas viveu o processo de informatização junto com o próprio processo de constituição.”

A pesquisa também perguntou onde e como os empresários acessam a internet. Dos 60% que acessam a rede mundial de computadores dentro da empresa, 51% têm banda larga. Para 39%, o acesso é feito na própria casa, sendo 33% por banda larga.

O principal serviço usado é o e-mail, para 64% das empresas consultadas. Cerca de 11% dos empresários entrevistados já fizeram algum curso pela internet, e a maioria (84%) avaliou o aprendizado como útil. Mais da metade (54%) disseram ter interesse em fazer cursos pela rede mundial de computadores.

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