sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Universidade quer despertar em Mato Grosso necessidade do registro de patentes

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) participa de reunião amanhã, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 8h30, na sala dos Órgãos Colegiados – prédio da Reitoria. O objetivo é discutir e formatar um curso sobre registro de patentes em Mato Grosso.

Participam da discussão, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), os Centros federais de educação tecnológica (Cefets), universidades, as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o Sebrae-MT e prefeituras.

Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira de Souza Júnior, é preciso sensibilizar a comunidade científica sobre a importância do patenteamento. ´´O Brasil está entre os maiores produtores de conhecimento do mundo, mas não se mostra capaz de transformar esse conhecimento em patentes´´, observa. Ele compara a situação do País com a da Coréia, que produz cinco mil patentes por ano. ´´O Brasil produz cem, quando 30 anos atrás éramos equivalentes´´, diz.

Ele ressalta que é alta a competência brasileira na publicação de sua produção científica – entre 10 e 15 mil artigos por ano em revistas internacionais – ao passo que apenas cem se transformam em patentes internacionais. ´´Somos fortes nas ciências básicas e deficientes nas engenharias, onde temos poucos doutores.´´

A patente, observa, é um incentivo para quem gerou o conhecimento, uma vez que ao publicá-lo ninguém vai copiá-lo ou, se o fizer, terá que pagar os devidos royalties. Além de proteger, ela agrega valor ao produto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE