sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma comitiva de autoridades de Vila Rica para uma reunião que marcou o início das tratativas para a criação de um câmpus da instituição no município. A proposta foi apresentada pelo presidente da câmara de vereadores da cidade, e conta com apoio de representantes do legislativo estadual e federal.

Durante o encontro, realizado na reitoria da UFMT, foi definido que o próximo passo será a realização de um estudo de viabilidade técnica e social para identificar as demandas educacionais da região e as possibilidades de implantação de cursos presenciais.

A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a importância da interiorização da educação superior como forma de promover o desenvolvimento regional. “A Universidade Federal tem sido muito demandada pelos municípios do estado de Mato Grosso, principalmente aqueles que têm os seus jovens saindo para os grandes centros, onde eles permanecem. A universidade, nesses espaços físicos, contribui para o crescimento dos pequenos municípios, como é o caso de Vila Rica”, afirmou.

Localizada na divisa com o Pará e o Tocantins, Vila Rica é o último município ao nordeste do estado. Para o vereador Goiano da Cerâmica, a presença da universidade é fundamental para o fortalecimento econômico da região. “A gente sabe que onde não tem universidade, dificilmente as indústrias chegam. Você não tem técnicos, não tem pessoas aptas a trabalhar com as novas tecnologias. Então é de fundamental importância esse câmpus da Universidade Federal em Vila Rica”, defendeu. Segundo ele, a região reúne mais de 200 mil habitantes que seriam beneficiados com a instalação do câmpus.

O deputado estadual Juca do Guaraná Filho também reforçou a relevância da proposta. “Estamos falando de Vila Rica, que está quase 1.300 quilômetros distante da nossa capital. E a nossa UFMT é um ensino de excelência. Precisamos levar esse ensino para Vila Rica e para as 12 cidades próximas, que somam mais de 150 mil pessoas”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE