PUBLICIDADE

Unidades escolares em Mato Grosso já podem aderir ao programa Saúde na Escola

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Vergueiro/asessoria)

A Secretaria de Estado de Saúde informa, esta manhã,  que já está aberto o período de adesão dos gestores da educação ao Programa Saúde na Escola, biênio 2021/2022, do governo Federal. O prazo de encerramento será dia 16 de fevereiro.  “Basta que os gestores municipais reafirmem esse interesse, assumindo e renovando o compromisso público de cuidado integral, no intuito de garantir um desenvolvimento adequado e saudável de crianças e adolescentes, bem como promover a saúde e cidadania da comunidade escolar”, enfatizam Milton Fleury e Sirley Lima, representantes no Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual

Ainda de acordo com Fleury, desde 2017, os municípios têm se mobilizado e demonstrado grande compromisso na priorização da saúde e educação (escolas e creches públicas), chegando a atingir até 98% de cobertura do programa no Estado, ou seja, 139 dos 141 municípios, o que representa 461 mil estudantes contemplados.

Até o dia 15 de dezembro, 25% dos municípios já aderiram aoPrograma Saúde na Escola; 13% estão em processo de adesão e 62% ainda não iniciaram. A expectativa da equipe do Grupo de Trabalho é de atingir o percentual de 100%.

Na execução do programa do biênio 2019/2020, as equipes tiveram de se adaptar à situação de pandemia do novo coronavírus, tendo de realizar a coleta de dados nas modalidades presencial e virtual, pois a suspensão das atividades escolares impactou de forma decisiva, explicou Milton Fleury. “Esse desafio novo proporcionou novos aprendizados às equipes de execução do programa, portanto, para o próximo biênio todos estarão melhores preparados”, salienta o representante da secretaria.

O programa prevê doze ações preventivas voltadas para o cuidado com a saúde dos estudantes, entre as quais estão: combate ao mosquito da dengue; ao uso de álcool e drogas; prevenção de violência e de acidentes, entre outros.

As novidades no ciclo 2021/2022 são a possibilidade de aderir ao Programa Crescer Saudável e manifestar interesse ao programa NutriSUS, ambos do Ministério da Saúde. Esses programas complementam e fortalecem ações de enfrentamento à obesidade infantil, bem como da promoção da saúde e da segurança alimentar com a comunidade escolar, buscando garantir um desenvolvimento adequado e saudável de crianças e adolescentes, conforme preconiza a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: nova edição do “prefeitura em ação” será sábado com atendimentos gratuitos

Mais uma edição do mutirão intersetorial “Prefeitura em Ação”...

Pesquisa revela aumento de brasileiros que usam sites de apostas

Pesquisa realizada pelo PoderData, ligado ao portal Poder360, apontou...

Sinop: sorteados prêmios da campanha Deu a Louca no Comércio

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Sinop,...
PUBLICIDADE