quinta-feira, 25/abril/2024
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Unidades de urgência e emergência em Cuiabá registram mais de 250 mil atendimentos em 2018

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Redação Só Notícias

No ano passado a prefeitura de Cuiabá realizou mais de 250 mil atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) e policlínicas. 174 mil (72%) desses atendimentos foram classificados como verdes e azuis e, na prática, deveriam ser atendidos na Rede de Atenção Básica sem prejuízos à saúde. Os dados foram levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apontam que a maioria dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá ainda procuram atendimentos nas unidades de urgência e emergência de maneira equivocada.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni essa procura inadequada aos prontos atendimentos 24 horas, além das superlotações corriqueiras, geram constrangimentos. “Por serem unidades 24 horas as pessoas acabam buscando atendimentos nestes locais porque sabem que têm médico disponível a qualquer momento para atendê-los – enquanto que nos postos de saúde esses atendimentos é das 8h às 17h. Os verdes que podem esperar até seis horas para serem atendidos, acabam superlotando as salas de espera das unidades e isso gera um desgaste físico e emocional tanto para os pacientes quanto para a equipe médica”, frisou Raboni.

As cores referendadas, fazem parte do protocolo usado por Cuiabá para levar acolhimentos mais humanizados à população. A ferramenta é utilizada nos principais serviços de urgência e emergência de unidades públicas e privadas do país para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco e agravos à saúde. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico.

Dessa forma, os casos verdes e azuis devem ser direcionados para as unidades de saúde mais próximas da residência do usuário, com horário marcado ou por hora de chegada. Normalmente são direcionados às Unidades Básicas de Saúde – UBS ou Programa de Saúde da Família – PSF casos como queixas crônicas, e/ou agudas como resfriados, contusões, escoriações, dor de garganta e ferimentos, que não requerem pontos, e outros. As informações são da assessoria.

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