PUBLICIDADE

Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer deve chegar a Sinop no primeiro semestre de 2020

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

A primeira Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, orçada em R$ 2,5 milhões, para atender Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e mais 39 municípios deve estar em operação no primeiro semestre do ano que vem. A previsão é do secretário-executivo da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso do Hospital de Amor de Barretos (SP), Paulo Prates.

Ao Só Notícias, Paulo explicou que o caminhão onde funcionará a unidade está “praticamente pronto”, faltando ainda a chegada de um mamógrafo importado da França. “Demanda um tempo. Estamos em final de ano e tem todo um processo, que é lento. Provavelmente, no primeiro semestre do ano que vem, já tenhamos, não só a unidade móvel, mas também uma unidade fixa”, afirmou.

De acordo com o representante da associação, a unidade fixa servirá como suporte para a realização de exames e procedimentos. “Barretos tem um cuidado de fazer os melhores procedimentos, de forma humanizada. O atendimento é feito no caminhão, mas precisa de uma unidade fixa para realmente confirmar determinado resultado. Se, por ventura, captar algo na unidade móvel, é encaminhado para a unidade fixa. O hospital cuida do início até o fim do procedimento”.

A previsão é comprar mais duas unidades móveis nos próximos anos. “Esta seria a primeira. É um grande avanço para quem está trabalhando há dois anos para trazer esta unidade para Sinop. Temos participação efetiva do Rotary, que doou o mamógrafo que custou 185 mil dólares”, disse Paulo.  A entidade também busca recursos para a construção da sede em Sinop, que ficará próximo ao aeroporto, orçada em 34 milhões.

Sinop terá a décima terceira unidade de prevenção do Hospital de Amor do país. As atividades iniciais de prevenção são direcionadas às mulheres. O Hospital de Amor é o maior centro de tratamento de câncer e o mais conceituado da América Latina, atendendo cerca de 6 mil pacientes por dia. Os equipamentos são de alta tecnologia e os profissionais totalmente especializados. O hospital já atendeu e continua atendendo, gratuitamente, centenas de pessoas de Sinop e demais cidades de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE