Na próxima segunda-feira, será inaugurado em Sorriso o Ecoponto, local de destinação ambientalmente correta de pneus velhos. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Marson, o projeto surgiu da necessidade de oferecer uma resposta à problemática ambiental em relação ao que fazer com centenas de pneus usados no município.
É resultado da parceria entre prefeitura e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – Anip- empresa responsáveis pelo transporte e descarte dos pneus, da forma legal e ambientalmente correta. “Em Sorriso, os pneus ficavam jogados ao relento ou eram colocados no lixão. Esses são crimes ambientais muito sérios, que não podiam continuar acontecendo. Por isso, implantamos o ecoponto. Não é um armazém de pneus, é um ponto de passagem onde são guardados os pneus usados, para que, posteriormente seja dada a destinação correta à eles. A prefeitura trabalhará como intermediária”, explica Marson.
Periodicamente esse material será recolhido pela associação, que os submete a diversos tipos de reciclagem como trituração, laminação e esfarelamento. Os pneus são transformados em pequenos pedaços de materiais com alto poder calorífico, passam a servir de combustível para fornos de co-processamento de cimento. Em formas de lâminas ganham diversas aplicações como a de suporte em estofados. Em farelo são misturados no asfalto para gerar elasticidade e resistência ao piso.
O secretário explica ainda que existem regras para a utilização do ecoponto. “Existem regras pré-estabelecidas. Primeiramente, é necessário que seja feito um agendamento, que deve ser feito diretamente na secretaria de Meio Ambiente. Os borracheiros, mecânicos e sucateiros que desejarem descartar os pneus no local deverão respeitar o horário de funcionamento do Ecoponto, que será das 7 às 13 horas”, frisa Marson.
A unidade fica no Km 760 da BR-163, ao lado do aterro sanitário.