PUBLICIDADE

Unemat trabalha inserção de jovens ao primeiro emprego no Nortão

PUBLICIDADE

Adolescentes e jovens do município de Porto dos Gaúchos (247 km de Sinop), no Vale do Arinos, estão participando da quarta edição do Projeto de Extensão "Novo Cidadão: Inserção de Jovens no Primeiro Emprego", oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As atividades tiveram início com os cursos ‘História do Trabalho’ e ‘Como se preparar para o mercado de trabalho’ e seguirão até o mês de agosto. Durante quatro os meses, 41 adolescentes e jovens que necessitam entrar no mercado de trabalho participarão de 10 cursos de capacitação e ao final receberão certificação.

O professor da Unemat, Gildete Evangelista da Silva, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e coordenador do projeto Novo Cidadão cita que a falta de experiência profissional impede que muitos tenham acesso ao trabalho e renda.

"Os focos principais nesta extensão que envolve professores, acadêmicos, técnicos e jovens de Porto dos Gaúchos, são a qualificação profissional como fator relevante para diminuir a exclusão social; a ênfase no desenvolvimento, na formação profissional e na carreira; os direitos, deveres e responsabilidade; e o fortalecimento às iniciativas e decisões", explicou Gildete.

Os próximos cursos são: Entrevista de seleção, A preparação do currículo, Carteira de Trabalho e documentos, O uso da informação no dia-a-dia, Cidadania, igualdade e inclusão, Comunicar é preciso, Relacionamentos Interpessoais e Marketing Pessoal.

"Esperamos que as atividades contribuam para a universalização do direito de cada participante à qualificação profissional com vistas à sua promoção e a integração nos mercados de trabalho, renda e educação, considerando principalmente a sua autonomia e cidadania", enfatiza o coordenador.

Os acadêmicos do curso de Administração da Unemat, campus de Juara, também participam do projeto. Algumas atividades de ensino, como ministrar aulas, palestras em áreas do conhecimento administrativo serão executadas por eles, que ao final também receberão certificação como palestrante. "É uma oportunidade ímpar trabalhar várias temáticas e conceitos das ementas das disciplinas do curso de Administração, unindo as teorias às práticas, além de atuar como multiplicador social do conhecimento", exemplifica o professor.

Durante o projeto os cursistas, que não possuírem a Carteira de Trabalho e Previdência Social, receberão todos os encaminhamentos para a confecção junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE