PUBLICIDADE

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), na China, chegou nesta semana na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, ela dará aulas de Mandarim na Unemat de forma presencia no campus de Cáceres. Serão disponibilizadas duas turmas, com 25 vagas cada. No formato projeto de extensão, as aulas são destinadas à comunidade acadêmica da Unemat e ao público em geral.

Conforme o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral, o curso de mandarim para iniciantes terá duração de 40 horas e servirá como um projeto-piloto para identificar a aceitação e o interesse pelo estudo do idioma. “O edital de oferta do curso de mandarim deve ser publicado até o dia 20 de setembro. O curso é gratuito e as turmas serão montadas por faixa etária”, explicou Amaral.  

A vinda de Dan Xu é parte das atividades previstas no acordo de cooperação entre as universidades, firmado no ano passado. Formada em Letras Mandarim/Língua Portuguesa do Brasil, Dan Xu é professora voluntária pela China, para ministrar aulas em outros países. Devido sua formação, escolheu o Brasil com o propósito de praticar o português.

Além do curso de mandarim, Dan Xu ministrará, também no último trimestre de 2024, palestras de curta duração sobre a cultura chinesa, abordando aspectos como educação, cultura e escrita. O acordo entre a Unemat e a Suse prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da possibilidade de implantação de uma unidade do Instituto Confúcio em Mato Grosso.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, reforça que “a Suse tem um enorme interesse na área de Línguas e Culturas, embora sejam muito fortes na área de Engenharias, das quais possuem grande interesse também”, destacou a reitora, através da assessoria.

No semestre seguinte, 2025/1, Dan Xu inicia curso de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unemat, juntamente com outras duas alunas chinesas que optaram pelos programas de pós-graduação em Educação e Linguística. No momento, de acordo com Amaral, há 16 estudantes brasileiros em intercâmbio em Suse, e ele acredita que esse número tende a aumentar, consideravelmente, em função das parcerias que Suse estabeleceu com várias universidades brasileiras.

Segundo a professora Dan Xu, atualmente há 39 professores chineses de mandariam, voluntários e custeados pela China, lecionando no Brasil, a contar com ela, três são da Suse. A maioria veio por intermédio de Institutos Confúncios. No Brasil, há apenas duas instituições com a presença destes professores por meio de acordo de cooperação, como é o caso da Unemat e da Associação de Arte e Cultura RioMont, no Rio de Janeiro. A Unemat fornecerá à professora chinesa uma bolsa específica de auxílio moradia.

Recém-chegada ao Brasil, Dan Xu, que possui apenas 23 anos, disse que seus pais ficaram preocupados com a vinda dela sozinha, para outro país. Mas, que respeitaram sua escolha e que mantêm contato diário por vídeo chamada. Dan Xu, já tem suas primeiras impressões do Brasil. Ela disse que a alimentação “é um pouco parecida”, principalmente pelo consumo de arroz e que gostou de feijão. Dan Xu, que possui colegas e amigos chineses e brasileiros no Brasil, também contou que foi surpreendida pelas muitas culturas presentes no país e ter deixado de perceber que “as pessoas são amigáveis, sorridentes e gostam de falar com estrangeiros”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...
PUBLICIDADE