A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje o edital que abre as inscrições para registro de candidatura às funções de reitor e vice-reitor, em chapa única. O período de inscrição das chapas será de 4 a 13 de abril, junto à Comissão Eleitoral, em Cáceres.
Para concorrer às funções de reitor e vice-reitor é necessário ser efetivo no cargo do Magistério Superior da Unemat, possuir pelo menos quatro anos ininterruptos de serviço e pertencer a uma das duas classes mais elevadas da carreira que esteja provida de docente efetivo.
A campanha e a propaganda eleitoral das chapas poderão ser iniciadas mediante a publicação da homologação dos registros de candidatura definitivos até às 22 horas do dia que antecede ao pleito eleitoral, pelo horário oficial de Mato Grosso.
O voto é paritário, direto, livre e secreto. Podem votar os servidores docentes e os profissionais técnicos da Educação Superior efetivos e os alunos, matriculados e ativos, dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Não votam os servidores que estejam em gozo de licença para interesse particular, atividade política e os aposentados. Cada eleitor terá direito a apenas um voto, independente da quantidade de vínculos com a Unemat. Não é permitido voto em trânsito, exceto nos casos previstos no artigo 24 do Edital. Voto por procuração também não será admitido.
No dia 1º de junho, das 9h às 22h, ocorrerá a eleição e, no dia seguinte, em 2 de junho, a divulgação do resultado preliminar. A eleição adotará a modalidade de votação presencial, por meio de cédula impressa.
O resultado definitivo será conhecido no dia 8 de junho. Os representantes eleitos tomarão posse no dia 16 de dezembro, para o mandato que inicia em 1º de janeiro de 2023 e que encerrará em 31 de dezembro de 2026.
Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, formaram a primeira chapa de pré-candidatura a reitor e vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso o professor Roberto Arruda e a professora Rinalda Bezerra Carlos. Roberto, que é professor em Sinop, concorreu nas últimas eleições para o cargo de prefeito, mas acabou ficando em quarto lugar.
Na Unemat, o reitor não pode se reeleger consecutivamente, portanto Rodrigo Zanin (atual reitor), não disputará a reeleição. Hoje, a Unemat tem 13 campus e conta com cerca de 23 mil pessoas na comunidade acadêmica.