A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra 2025 com resultados robustos na área de Ensino de Graduação. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) alcançou a marca inédita de mais de duas mil bolsas de auxílio ativas para os estudantes, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco). Pela primeira vez, a Unemat também aprovou e implementou um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET), fortalecendo a qualificação de alto nível na Universidade.
A expansão de bolsas é considerada um dos marcos mais importantes da gestão, uma vez que garante a permanência de acadêmicos em situação de vulnerabilidade, assegurando que a falta de recursos não seja um fator de evasão.
Uma das propostas mais longevas da Universidade, a atualização da Normatização Acadêmica, foi finalizada e aprovada na atual gestão. A demanda, definida pelo Congresso Universitário de 2017, é fundamental para modernizar os processos internos e a relação da Universidade com o aluno.
“Nós conseguimos finalizar a atualização da nossa Normatização Acadêmica”, celebra a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria. Ela destaca que essa atualização exigiu um trabalho minucioso de bastidores. “É todo um grande trabalho de atualizar uma normativa e, depois, fazer o processo de atualização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para conseguirmos operacionalizar aquilo que a normativa mudou”, explica.
Além da nova Normatização Acadêmica, a gestão avançou em diversas frentes, como a revisão das regras de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Bolsa Monitoria e da bolsa do Programa Focco, que dão suporte financeiro aos estudantes que auxiliam outros acadêmicos, aumentando a taxa de permanência.
Outra conquista foi a ampliação das ações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso, que deixa de ser responsável apenas pelo projeto pedagógico do curso e se transformando em peça primordial para o acompanhamento contínuo das avaliações pedagógicas.
A Unemat promoveu um intercâmbio inédito para os 49 estudantes indígenas do curso de Enfermagem Intercultural: a Universidade levou os futuros enfermeiros à cidade de São Paulo para uma jornada de conhecimento em hospitais de referência nacional, como o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital São Paulo, além de treinamento no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
A iniciativa possibilitou aos estudantes, que já atuam com práticas de cuidado em suas aldeias, o contato com ferramentas tecnológicas e estruturas hospitalares de ponta, enriquecendo sua formação sem abrir mão de seus conhecimentos e identidades ancestrais, consolidando o curso da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) como um projeto único na América Latina.
Em linha com a proposta de democratizar o conhecimento, a Proeg implementou mudanças significativas no processo seletivo do vestibular, para tornar o acesso mais equitativo e inclusivo: para cursos com baixa procura, a Universidade reduziu o valor da cobrança, e busca avançar para a possibilidade de não haver taxa de seleção nestes cursos específicos. De acordo com a pró-reitora, o critério de ingresso em um curso superior deve ser o Ensino Médio completo. Além disso, a Unemat tem utilizado notas de várias edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para chamar estudantes, ampliando o leque de oportunidades.
No campo da avaliação institucional, a gestão tem conduzido um trabalho intensivo de sensibilização junto a alunos e professores para garantir que a Universidade alcance notas de excelência. “Todos os cursos da Unemat têm todas as condições de terem notas boas: temos estrutura e professores e servidores técnicos altamente qualificados”, pontua Nilce Maria. O desafio atual é garantir que o estudante compreenda a dimensão ampla da Unemat como multicâmpus, e não apenas o seu câmpus local.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


