A umidade relativa do ar na região Sul de Mato Grosso está inferior a 30%. Esta é a constatação do aviso teteorológico especial elaborado pela Superintendência da Defesa Civil do Estado. O documento aponta que amanhã a umidade estará abaixo dos 30% na região Oeste. A previsão é de que esta situação crítica deve persistir até a segunda-feira (18) em toda a região Centro-Oeste do país.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta de tempo seco em nove estados, entre eles Mato Grosso, e mais o Distrito Federal. O órgão federal prevê que esta tarde a umidade relativa do ar fique abaixo de 30%, em várias regiões, nível considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Defesa Civil estadual ressalta que os problemas decorrentes da baixa umidade do ar são complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Com a umidade entre 30% a 20%, a recomendação é de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e etc; consumir água a vontade; entre outras.