A umidade relativa do ar deve permanecer baixa (na média dos 30%) em todo o Estado, segundo último boletim da Defesa Civil de Mato Grosso. Sem previsão de chuvas na região, a massa de ar seco deverá se manter atuando, o que garantirá a baixa umidade sobre estas áreas nos próximos dias.
Mato Grosso permanece na Fase I do quadro de umidade do ar, de 30% a 20%. Nesta fase, a Organização Mundial de Meteorologia faz algumas recomendações, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e etc; evitar exposição ao sol e beber bastante água, para não sofrer complicações decorrentes dessa baixa umidade.
Entre os problemas que a baixa umidade do ar pode causar estão o sangramento pelo nariz, o ressecamento da pele, a irritação dos olhos e complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas. Além do aumento das queimadas nessa época do ano em florestas, pastagens e principalmente nas áreas de colheita.