A UFMT Campus de Sinop realiza, este mês, a segunda edição da campanha Outubro Rosa Pet, ação de conscientização voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças em animais de companhia, com ênfase no câncer de mama em cadelas e gatas. A iniciativa é promovida pela Liga Acadêmica de Animais de Companhia, Faculdade de Medicina Veterinária e Hospital Veterinário.
As atividades incluem distribuição de materiais informativos, exposição de banners e vídeos educativos, além de orientações no hospital. Também serão realizadas ações de triagem e atendimento clínico de cadelas e gatas com suspeita de tumores mamários.
De acordo com a professora de Medicina Veterinária, Geysa Almeida Viana, os tumores de mama são mais comuns em fêmeas caninas, com incidência aproximada de 70%, e representam um problema de saúde pública veterinária. Nas gatas, os números são ainda mais expressivos, sendo que 80% a 90% dos casos apresentam caráter maligno. Visita regular ao veterinário é considerada medida fundamental para reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.
O uso inadequado de anticoncepcionais, a popular “injeção anti cio”, também é um dos pontos de alerta abordados durante o Outubro Rosa Pet. A prática pode causar infecções uterinas, tumores mamários e malformações fetais, além de outras complicações à saúde dos animais.
Como parte da programação, será realizado o segundo Ciclo de Palestras sobre Neoplasias Mamárias em Cadelas e Gatas, no dia 21, às 19h, no auditório da Adufmat.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.