Celebrando os 54 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), têm início neste fim de semana, apresentações e espetáculos musicais. No sábado, haverá o encontro inédito da Orquestra CirandaMundo e Coral UFMT. No palco do Teatro Universitário, no Câmpus de Cuiabá, traz o projeto cena Sinfônica. Com um repertório especialmente preparado para a ocasião, com direção artística e regência de Dorit Kolling (Coral UFMT) e Murilo Alves (Orquestra CirandaMundo).
Na próxima terça-feira (10) juntam-se no palco do nosso teatro a Orquestra Sinfônica da UFMT, sob a regência de seu novo maestro e diretor artístico, Oliver Yatsugafu, e o Coral Infantojuvenil da UFMT, com participação do Coral UFMT, sob regência de Adonys Aguiar, para realizar o concerto de aniversário da UFMT.
Já no dia 12, quem canta e encanta é a Cantata de Natal do Coral da 3ª Idade da UFMT, sob regência de Talles Matos, e será na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, após a missa das 19h. A entrada aos espetáculos dos dias 07 e 08 está esgotada, já para o dia 10, a retirada, mediante a troca de 1kg de alimento, será feita na bilheteria a partir das 18h. Os alimentos arrecadados serão destinados à Associação Fome Não.
Sobre os dias 07 e 08, a maestra Dorit Kolling, frente ao Coral desde 1989, conta que a vontade de firmar parcerias com a Orquestra CirandaMundo já é antiga. “Eu e Murilo estamos conversando há um bom tempo sobre essa ideia, de unir esses dois equipamentos culturais, essas duas pratas da casa aqui de Cuiabá. Esse concerto foi pensado com muito carinho, pro aniversário da nossa UFMT. E realmente espero que essa parceria com o Instituto Ciranda, seja a primeira de muitas”, diz.
O repertório inclui coros e aberturas de óperas consagradas, como a abertura da ópera Nabucco, do italiano Giuseppi Verdi, a peça instrumental Dança dos Comediantes, do checo Bedřich Smetana, a Pavane, do francês Gabriel Fauré e a obra Magnificat Anima Mea, do compositor inglês John Rutter. A apresentação terá como solistas a soprano Luísa Vogt, o tenor André Vilani, o baixo Talles Matos e a soprano Milena Pimentel.
Na noite do dia 10, a Orquestra Sinfônica da UFMT e o Coral Infantojuvenil da UFMT, com participação do Coral UFMT, realizam mais um lindo concerto festivo. O Coral abre a noite com “Banaha”, música da tradição oral da República Democrática do Congo; “Primeira Estrela”, de Pedro Ramos; Ostra, de Maria Luiza Jobim e Lucas Vasconcellos; “Iluminado”, de Djavan; “Pra Melhorar”, de Marisa Monte, Seu Jorge e Flor; e “Feliz, Alegre e Forte”, de Marisa Monte, Angelo Vitor Simplicio da Silva e Rachell Luz.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.