PUBLICIDADE

UFMT lança programa para incentivar rematrículas na graduação presencial; número de cursos trancados aumenta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Aproveitando os preparativos para o início do semestre letivo 2022/2, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou hoje um projeto institucional que incentiva a rematrícula on-line, entre os dias 17 e 19 de janeiro, daqueles que desejam recomeçar no curso presencial de graduação.

A Gerente de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos (GDIEE) da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UFMT, Maria Daniele de Jesus Teixeira, explica que o Projeto de Ação Institucional de Acompanhamento de Alunos Trancados reflete um cenário da Universidade, em que perpassa, além de outros fatores, a queda do indicador Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), que expressa o número de alunos ingressantes e o número de alunos que concluíram o curso dentro período do curso.

“Em 2021, a UFMT registrou que 38% dos alunos dos cursos presenciais estavam com matrículas trancadas, um aumento em relação ao ano anterior, que já sinalizava 31%. Pensando nesse dado, o projeto será realizado em etapas, começando com a sensibilização, onde iremos buscar o relacionamento com esses estudantes, disponibilizando, via e-mail, redes sociais e demais mídias, dados sobre os cursos da UFMT, sobre matrícula, bolsas e auxílios e local das matrículas on-line”, explica.

Para a gerente, o projeto reforça o compromisso da instituição em compreender esses dados, que para além de números, falam sobre a realidade de cada estudante. “Temos atuado sobre essa realidade nos últimos anos, e neste projeto, pretendemos fornecer mais ferramentas e dados para gestão, além de ampliar o relacionamento com os estudantes. Desta forma, por meio de pesquisas, painéis de gráficos, e padronização de registros, será possível priorizar ações estratégicas para os cursos da Universidade”, destaca.

A UFMT informou que o projeto de gestão das matrículas trancadas é coordenado pela Proplan, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE