A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, realiza nesta quarta-feira, às 8h30 a inauguração da Sala de Acolhimento para atendimento, escuta e encaminhamentos de vítimas de assédio no âmbito da UFMT. A iniciativa, conduzida pela secretaria de Direitos Humanos, vai contar com a palestra sobre assédio proferida pela delegada da Mulher, Judá Marcondes.
A secretária de Direitos Humanos da UFMT, professora Onice Teresinha Dall’Oglio, explica que a sala é parte da política de prevenção e combate a violências no âmbito universitário. “A Sala de Acolhimento é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humano, que conta com o apoio da Reitoria e integra outras ações de prevenção e combate às violências na UFMT. É um espaço criado especialmente para o primeiro atendimento, escuta qualificada e encaminhamentos de pessoas vítimas de violência, especialmente o corpo discente, mas também para servidoras e terceirizadas”, relata a secretária.
A docente detalha que a sala preza pela privacidade e a escuta para mulheres. “É um ambiente reservado e seguro, que busca garantir privacidade, escuta qualificada e proteção às mulheres. Acolher as pessoas em situação de violência sem revitimização, oferecer uma escuta qualificada, orientar sobre direitos, ações legais e serviços disponíveis, assim como orientar e facilitar o registro de denúncias”, descreve a professora Onice Teresinha Dall’Oglio a respeito da sala a ser inaugurada nesta quarta-feira.
A organização da sala é integrada à Faculdade de Direito e ao Núcleo de Práticas Jurídicas, Campus Cuiabá.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.