segunda-feira, 21/julho/2025
PUBLICIDADE

UFMT inaugura laboratório em parceria com a China com foco na produção sustentável de alimentos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje a delegação chinesa do Laboratório Nacional Yazhouwan e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) para a inauguração do laboratório de Alimentação Sustentável da UFMT em Cuiabá. Integrantes do governo federal e estadual participaram do evento.

A iniciativa é resultado da adesão da UFMT ao CLAC-SFIC (China, Latino-América e Caribe – Centro de Inovação de Produção Sustentável de Alimentos), um projeto internacional que prevê a criação de subcentros em diferentes países. O objetivo é integrar as vantagens da China e da América Latina na área da ciência e tecnologia agrícola, por meio da construção de uma rede de cooperação internacional que reúna academia, setor produtivo e inovação tecnológica. 

A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, enfatizou o aprimoramento das relações entre Brasil e China com o impulso da parceria entre universidades. “É o momento em que estabelecemos, de forma ativa, uma reação com vistas à consolidação das nossas relações mútuas, econômicas e sociais, e com perspectiva de integração de conhecimentos para a produção de alimentos sustentáveis e naturais”, destacou.

A reitora da UFMT também exaltou o trabalho de professores da universidade para o desenvolvimento da parceria. “No nosso país, pela produção de soja, algodão e milho, há técnicas construídas pelos nossos professores, de nossos pesquisadores, nacionais e internacionais. A Universidade Federal de Mato Grosso estudou formas de aumentar a produtividade da soja sem a devastação do meio ambiente. Desafio esse que conduziu a este encontro, tendo nos propósitos a busca pela realização de pesquisas condutas na tentativa de reduzir o custo da produção tanto para o Estado quanto para a população e os seus produtores”, completo Marluce, através da assessoria.

Em seu discurso, o diretor do Laboratório Nacional Yazhouwan, Yang Weiwei, destacou a necessidade de produção sustentável e de construção de parcerias para a inovação tecnológica. “O modelo consiste em construir subcentros em diferentes países para formar um capítulo de inovação. Seu objetivo principal é dividir e combinar uma das vantagens da China no campo da ciência e tecnologia agrícola com atividades de cooperação internacional acadêmicas e planejadas”, destacou a respeito da sede no Brasil, que está diretamente ligada à UFMT.

Participaram da cerimônia o senador Wellington Fagundes e pró-reitores da universidade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE