PUBLICIDADE

UFMT autoriza obras de centro voltado para pesquisas na área de plantas medicinais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) autorizou o início das obras em Cuiabá de um centro voltado para pesquisas na área de plantas medicinais, em especial a Cannabis sativa L, voltada para o aspecto farmacológico. A iniciativa envolve a UFMT, por meio do Instituto de Química, e uma empresa de biotecnologia, contraparte na iniciativa público-privada em que estão inseridas as pesquisas em curso na universidade por meio do Centro de Estudos e Inovações em Farmacognosia de Mato Grosso (CEIFMT).

A parceria entre a UFMT e o grupo privado tem o intuito de desenvolver a criação, implantação e operacionalização do Centro. Conforme a universidade, a meta é tornar Mato Grosso um polo nacional de referência na produção de Cannabis sativa L., para fins farmacêuticos e industriais. A união está representada por meio do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em que a parceria foi firmada e os pesquisadores iniciarão a construção do laboratório para colocar o projeto em prática. O primeiro passo da parceria é o desenvolvimento do “Estudo e Avaliação do Potencial Técnico e Econômico da Produção de Cannabis Medicinal em Mato Grosso/Brasil”.

O CEIFMT tem como foco o estudo de plantas medicinais, mais especificamente a Cannabis sativa L., visando ao desenvolvimento de cultivares, processos e produtos com aplicações medicinais e industriais. Neste aspecto, além dos objetivos farmacêuticos, o projeto mira também a produção industrial, com o cultivo de cânhamo. Entre os principais usos industriais do cânhamo estão a fabricação de concreto, aplicação em materiais automobilísticos e também a inclusão na alimentação por meio das sementes.

A equipe é composta por pesquisadores e estudantes de diversas áreas, como Química, Medicina, Agronomia, Engenharia e Direito. Os integrantes da UFMT vão trabalhar em conjunto com a equipe da Fitocann no desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE