A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o novo edital para ocupação de vagas remanescentes para ingresso em 2025. O processo seletivo, conduzido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), para ocupação de vagas remanescentes vai preencher 1806 vagas em todos os câmpus da UFMT, Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande. A seleção considera os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos 10 anos a partir da maior pontuação registrada.
O edital prevê 462 vagas para o Câmpus Universitário do Araguaia (CUA), 762 vagas para o Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC), 423 vagas para o Câmpus Universitário de Sinop (CUS) e 156 vagas para o Câmpus Universitário de Várzea Grande (CUVG). As vagas são distribuídas entre Ampla Concorrência e ações afirmativas que consideram a renda familiar, o ensino médio em escolas públicas, deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
As inscrições acontecem entre 14 e 18 de maio, com a divulgação do resultado das inscrições deferidas em 21 de maio e a convocatória para matrícula em 27 de maio. A matrícula acontece entre os dias 28 de maio e 1° de junho em formato online e o resultado da análise de matrícula será em 04 de junho. As inscrições são somente pela internet em que o candidato acessa o Portal de Ingresso e optar por um único campus de oferta/curso-turno/tipo de vaga. Os candidatos devem ter acesso a conta Gov.BR de forma obrigatória.
O processo seletivo e a classificação acontece pela ordem decrescente da pontuação global do ENEM, que considera as provas objetivas e a redação. As candidaturas são relacionadas primeiramente em ampla concorrência e posteriormente de acordo com o tipo escolhido das vagas dedicadas às ações afirmativas. A UFMT estima a realização duas convocações para matrícula on-line considerando a classificação dos candidatos e as convocações podem ser realizadas até 20 dias letivos no início do primeiro semestre letivo de 2025.