A TV digital terá sua primeira transmissão comercial no Brasil no dia 7 de setembro. O anúncio foi feito hoje pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que afirmou ainda que nessa época deve ser iniciada a comercialização dos terminais de conversão do sistema analógico para o sistema digital.
Segundo Costa, as seis principais redes de TV brasileiras se comprometeram com a transmissão em setembro. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), segundo o ministério, também já deram o sinal verde para que a TV digital.
“Adiantamos o processo da TV digital e comercialmente ela já tem condições de ser iniciada em 7 de setembro”, afirmou.
O ministro afirmou que, em princípio, o custo mínimo dos terminais será de R$ 60 e máximo de R$ 400.
Já em junho, durante a Copa do Mundo, devem ocorrer os testes com a TV digital. Só em São Paulo, Costa estima que ao menos 10 mil aparelhos estejam em teste.
Costa afirmou que o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, deverá apresentar na próxima semana uma linha de crédito especial para auxiliar a indústria na fabricação dos terminais.
Até 10 de fevereiro do próximo ano, o governo anunciará oficialmente a escolha do sistema de TV digital a ser adotado no país. Além do brasileiro (em fase de teste), há o norte-americano, o europeu e o japonês. O prazo para a escolha foi estabelecido, por decreto, no final de 2003.
Durante o discurso a empresários ligados a fabricantes de eletro-eletrônicos ele pediu uma reserva de mercado para o setor, mas depois recuou, dizendo que a frase foi “equivocada”. O ministro se retratou dizendo-se “empolgado”, mas que, na verdade, se refeira a um estímulo à indústria nacional.