O colapso de uma tubulação interrompeu o tráfego na região do rio Braço 2, na MT-140, próximo à divisa com Nova Guarita, informou, hoje, a assessoria. Equipes da prefeitura trabalham para instalar um novo tubo de aço galvanizado, substituindo o que foi destruído pela pressão da água. A previsão é restabelecer a passagem o mais breve possível, embora a chuva persistente dificulte a operação das máquinas.
O incidente ocorre em decorrência de grande quantidade de chuvas que atinge o município e que levou a prefeitura a decretar situação de emergência na última terça-feira (10), após relatório apontar danos em 956 quilômetros da malha viária rural.
De acordo com a assessoria, a crise já atingiu o escoamento da produção de grãos (como a soja) e interrompeu o transporte de gado e o transporte escolar. “São volumes que não eram vistos há pelo menos 46 anos, segundo os moradores mais antigos, que nunca presenciaram tanta água em nosso município. Recentemente, uma chuva dessa magnitude havia ocorrido apenas em janeiro de 2017”, afirmou, através de assessoria, o prefeito Rodrigo Benassi (PRD).
Conforme Só Notícias já informou, o solo saturado e o transbordamento de rios provocaram erosões profundas e atoleiros que isolaram parcialmente comunidades e assentamentos, afetando diretamente cerca de 6 mil moradores da área rural. Até o momento, a prefeitura contabiliza gastos emergenciais superiores a R$ 992 mil. A estimativa é de que sejam necessários mais R$ 2,5 milhões para a recuperação completa das vias destruídas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



