O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) iniciou, esta semana, visitas a algumas Varas do Trabalho no Estado. O roteiro inclui visita a Vara de Sinop, que fecha o trabalho da equipe do tribunal, entre os dias 8 a 10 de setembro. Além do município, serão visitados Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra do Garças. A medida tem como objetivo adoção do gerenciamento de rotinas nessas unidades. Segundo a assessoria do TRT, a implantação da gestão de processos de trabalho é uma das metas prioritárias do judiciário trabalhista para 2010. Trata-se da “Meta 5”, que prevê a adoção de método de gerenciamento de rotinas em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.
O juiz Ângelo Cestari, gestor de metas do TRT matogrossense, está a frente das visitas que pretendem apresentar a proposta de mapeamento de processos construída como sendo o modelo de referência para o processo eletrônico trabalhista. O resultado das visitas será consolidado em workshop previsto para a última semana de setembro, em Cuiabá.
Conforme explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRT, Marcelo Kobayashi, a nova sistemática está sendo construída por magistrados e servidores com apoio de consultoria especializada. “O resultado deste trabalho será utilizado para que a implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) seja feita com utilização plena dos recursos de fluxos dinâmicos o que permitirá que cada vara do trabalho possa configurar seus próprios fluxos de trabalho contribuindo para uma evolução contínua da atividade jurisdicional”, disse.