Será nesta quarta-feira a reinauguração do Fórum Trabalhista de Sinop, que agora possui duas salas de audiência para cada vara do trabalho. Segundo a instituição, a reforma e ampliação do prédio vai permitir a instalação de uma futura terceira vara para atender a região.
De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a reforma garantiu a acessibilidade do prédio com adaptações nos banheiros, rampa de entrada e altura dos balcões. Também foram realizadas reformas na fachada da unidade, trocado o piso, instalando iluminação adequada e propiciando maior conforto térmico aos usuários.
Participam da inauguração o presidente do TRT-23, desembargador Paulo Barrionuevo, a presidente eleita, desembargadora Adenir Carruesco, o juiz auxiliar da Presidência Angelo Cestari e a juíza Leda Borges. A solenidade contará ainda com a presença do Diretor-Geral do Tribunal, Marlon Rocha, e servidores da equipe administrativa do Tribunal.
No mesmo dia, o presidente Paulo Barrionuevo vai concluir a correição nas duas varas do trabalho de Sinop. As correições ordinárias são realizadas todos os anos para verificar o andamento das atividades judiciais e administrativas. Durante as correições, a comunidade, sindicatos e advogados podem conversar com a equipe do Tribunal para reclamações, elogios e sugestões.
Também será inaugurado no Fórum Trabalhista de Sinop um totem da Ouvidoria Ativa. A ação faz parte do projeto ‘Expansão da Ouvidoria’ que busca implementar terminais de comunicação com acesso à internet e ligação direta com a página da Ouvidoria do TRT-23 em todas as varas do trabalho do interior.
Os totens serão instalados no saguão das unidades, visando democratizar a participação do cidadão, em especial daqueles que não têm acesso a computador e internet.
Instalada em 12 de junho de 1993, a 1ª Vara do Trabalho de Sinop foi criada pela Lei 8.432, de junho de 1992. Já a 2ª Vara de Sinop foi criada pela Lei 12.420, de junho de 2011, e instalada em 7 de janeiro de 2011.