PUBLICIDADE

TRT de Mato Grosso luta contra acidentes de trabalho

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional, formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas privadas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltados à promoção da saúde do trabalhador, ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho. O TRT é o responsável por presidir o grupo, que desenvolve, entre outros pontos, ações educativas e pedagógicas de conscientização em escolas, empresa e eventos. Além disso, o Getrin23 contribui com a implementação de políticas públicas, promoção do diálogo com a sociedade e entre instituições públicas e privadas, realizando o intercambio de informações para o cumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho.

O juiz Paulo Brescovici explica que  “o Grupo de Trabalho Institucional foi criado em 2011 e efetivamente e começou a cumprir sua finalidade por conta do trabalho seguro. Dentro do Getrin nós travamos algumas discussão técnicas daquilo que nós pretendemos fazer como ação preventiva de trabalho e traçar essa meta, cabe a nós na qualidade de organizadores e articuladores do Getrin fazer com que essas ações cheguem aos grupos de riscos de acidentes de trabalho”.

Em Mato Grosso, vários são os municípios que já receberam palestras e orientações do Getrin. Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra foram algumas cidades em que aconteceram os encontros, que traz como tema central os acidentes de trabalho.

O magistrado explicou ainda como é feita a contribuição do Getrin na luta contra os acidentes de trabalho. “Os acidentes acontecem por falta de prevenção, que por sua vez não acontece por falta de informação. Então eu penso que nisso o Getrin pode ter uma contribuição importante, que é a de levar a informação tanto ao empregador, quanto ao empregado”.

Para a empresa ou funcionário que queira levar o Getrin para o âmbito de trabalho, o juiz explica quais são os procedimentos necessários. “Pode-se integrar o Getrin, na qualidade de convidados ou parceiros, já que é uma instituição aberta. E se o objetivo é de apenas receber as informações em torno dos acidentes de trabalho, é só entrar em contato com o nosso departamento de comunicação social e nós agendaremos então uma visita, de maneira construtiva e instrutiva no sentido de prevenir os acidente de trabalho”.

Este ano o Getrin também celebrou o Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação para que juízes do trabalho ministrem palestras nas escolas sobre o tema saúde e prevenção em acidentes de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE