PUBLICIDADE

Tribunal redefine competências de varas na Comarca de Sinop

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou, ontem, a alteração da competência da 1ª e da 2ª Varas Criminais da Comarca de Sinop. Com isso, a primeira passará a processar e julgar os feitos criminais em geral, com distribuição igualitária com a segunda, e privativamente os processos relacionados ao Tribunal do Júri. Já a outra, além dos feitos criminais em geral, cuidará de forma privativa dos feitos ligados à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A medida atende pedido feito pelos juízes que atuam nas unidades, que propuseram a nova definição como alternativa para dar mais celeridade na solução de conflitos. O relator, desembargador Orlando Perri, destaca em seu voto que a Corregedoria Geral da Justiça aduziu, após analisar o total de processos que tramitam nas varas, que “se percebe nitidamente a sobrecarga na 1ª Vara Criminal, pois compete a esta a tramitação e julgamento de feitos com procedimentos totalmente distintos: feitos gerais, violência doméstica e Tribunal do Júri”.

Diante disso, a Comissão de Organização Judiciária optou pela aprovação da proposição, já que os magistrados apresentaram as fragilidades locais a fim de melhorar a atuação do Poder Judiciário no município.

“O trabalho desta Administração objetiva sempre melhorar a prestação jurisdicional, não apenas em Cuiabá, mas principalmente no interior do Estado, e tem sido efetivado com a criação e/ou instalação de Varas em algumas comarcas, assim como modificação das competências das Unidades Judiciárias de outras comarcas”, diz trecho do relatório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre duas carretas e carro na BR-163 deixa um morto e feridos no Nortão

O acidente envolvendo duas carretas e um automóvel foi,...

Condutor é arremessado de caminhonete e morre em Mato Grosso

Paulo Henrique da Silva, de 34 anos, morreu, esta...

Sinop: carro é destruído durante incêndio

O incêndio em um automóvel modelo picape foi, no...
PUBLICIDADE