PUBLICIDADE

Tribunal recomenda à Sefaz que assegure autonomia financeira do Detran‏ MT

PUBLICIDADE

O pleno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso acatou parcialmente Representação de Natureza Externa formulada pela Unidade Setorial de Controle Interno do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e determinou ao secretário de estado de Fazenda, Paulo Ricardo Brustolin da Silva, que adote medidas necessárias para assegurar a efetiva autonomia financeira à autarquia de trânsito.
 
Na representação os gestores reclamaram que a Sefaz-, por meio de aumento das margens de retenção de receitas da autarquia, vem frustrando sistematicamente a independência financeira da mesma, conforme assegura a legislação. Tais retenções, na avaliação dos gestores do Detran, além de cercearem a autonomia do órgão de trânsito, estariam causando diversos prejuízos tanto no campo administrativo quanto na prestação dos serviços sob responsabilidade daquela autarquia.   
 
Em cumprimento ao princípio do contraditório e da ampla defesa, o TCE abriu prazo para que o titular da Sefaz, Paulo Brustolin, apresentasse sua defesa, o que foi feito no prazo. Ao se manifestar sobre o caso, o Ministério Público de Contas, por meio do Parecer nº 651/2016, emitido pelo procurador de Contas, Getúlio Velasco Moreira Filho, acatou a defesa de Brustolin manifestando-se pela improcedência da Representação Externa e, consequentemente, pelo arquivamento da mesma.
 
O conselheiro Moisés Maciel, relator dos autos, após análise do processo, acolheu parcialmente os entendimentos técnico e do Parecer Ministerial por considerar que, de fato, a Sefaz cometeu irregularidade ao impor retenções crescentes aos repasses de receitas próprias do Detran. O conselheiro relator, no entanto, entendeu que o gestor da Sefaz não poderá ser penalizado financeiramente pelas retenções dos repasses e pela utilização governamental das receitas próprias do Detran, tendo em vista que atuou no estrito cumprimento do dever normativo ilegalmente imposto pelo Governo do Estado.
 
Em seu voto, o conselheiro consignou, no entanto, “ser razoável a fixação de recomendação à SefazT para que observe as prerrogativas legais e constitucionais das autarquias estaduais, conforme preceitua o Decreto Lei nº 200/1967 e a Lei Complementar nº 14/1992, com a adoção de medidas administrativas tendentes a garantir e preservar a autonomia administrativa e financeira do Detran/MT, na qualidade de entidade autárquica”. O voto do conselheiro foi seguido pela unanimidade do pleno do TCE. As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência pública discute melhorias no sistema penitenciário em Mato Grosso

A audiência pública para apresentação de propostas que irão...

Criança é baleada em Sinop; padrasto e mãe detidos

Uma criança de dez anos foi atingida por um...

Concluídas obras de restauração de praça em Nobres; R$ 7,8 milhões

O governo de Mato Grosso informou que concluiu as...
PUBLICIDADE