sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal mantém júri popular para acusado de matar empresário em Sorriso

PUBLICIDADE

Os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça mantiveram inalterada a sentença de pronúncia que mandou a júri popular o principal suspeito de assassinar, a facadas, o empresário José Divino da Silva, em 9 de janeiro do ano passado. O crime ocorreu em um estabelecimento comercial, na Perimetral Sudoeste, e teria sido motivado por uma dívida de R$ 400 que a dívida supostamente tinha com o acusado.

A defesa pediu a absolvição sumária do réu, apontando “fragilidade das provas produzidas”. Também solicitou impugnação do laudo pericial, que contrariou a tese defensiva de que, na época do crime, o suspeito possuía “transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de cocaína”. Após avaliação, a perícia constatou que o réu era, na ocasião, “inteiramente capaz de entender a ilicitude de seus atos e determinar-se segundo este entendimento”.

Alternativamente, a defesa ainda ingressou com pedido de afastamento das qualificadoras, também alegando falta de provas. O réu foi pronunciado por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Os argumentos para evitar o júri não foram aceitos pelos desembargadores. “Dos autos ressai a existência de indícios suficientes da autoria delitiva a não permitir, desde logo, a impronúncia pretendida, impondo-se a submissão ao seu juízo natural, ou seja, ao júri popular, nos termos editados na decisão de origem”, apontou o relator do processo, desembargador Juvenal Pereira da Silva.

Eles também não acataram a pretensão de impugnar o laudo pericial. “Não bastasse ter sido a própria defesa que postulou a realização do Exame Pericial que concluiu ser o acusado inteiramente capaz de entender a ilicitude de seus atos, a impugnação feita na fase dos memoriais finais se revelou preclusa, uma vez que a defesa foi devidamente intimada do resultado do exame e nada requereu, oportunamente, à respeito”.

Os magistrados também mantiveram inalteradas as qualificadoras. “Certo é que os depoimentos contidos no caderno processual não as elidem de plano a ponto de ver afastada a análise dos fatos pelo Tribunal do júri, haja vista que há nos autos declarações de que o réu teria partido com uma faca para cima da vítima sem qualquer chance de defesa, denotando o recurso que impossibilitou a defesa do ofendido, e o motivo fútil estaria consubstanciado por motivo de dívida”.

O homem de 29 anos segue preso na Cadeia Pública de Sorriso. Ainda não há data definida para ir a júri popular. Conforme Só Notícias já informou, José Divino foi atingido por diversas facadas e morreu ainda no local. O suspeito foi preso instantes depois pela Polícia Militar. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE