terça-feira, 30/abril/2024
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Tribunal manda empresa aérea indenizar em R$ 8 mil mato-grossense que perdeu conexão devido a atraso

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A segunda câmara de direito privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso arbitrou para uma empresa aérea pagar R$ 8 mil, a título de indenização, a uma cliente que perdeu uma conexão em um voo internacional e os desembargadores consideraram que o atraso injustificado de voo importa em má-prestação de serviços por parte da companhia aérea e em responsabilidade quanto ao dever de indenizar. Ela comprou passagem aérea para o trecho Cuiabá/São Paulo – São Paulo/Buenos Aires. Porém, o atraso de uma hora do primeiro voo fez com que ela perdesse a conexão, inclusive a classe executiva a qual tinha contratado.
 
A empresa alegou que houve uma falha mecânica na aeronave, demandando a manutenção não programada que ocasionou o atraso no voo. No entanto, o argumento não foi acolhido. “Como se vê, o atraso do voo sob o argumento de urgente manutenção na aeronave configura fortuito interno, de modo que o auxílio não satisfatório da ré em relação à autora acarreta o dever de indenizar”, considerou o relator do processo, desembargador Sebastião de Moraes Filho.
 
O magistrado mencionou o artigo 737 do Código Civil para formular sua decisão, cujo conteúdo estabelece que: “o transportador está sujeito aos horários e itinerários previstos, sob pena de responder por perdas e danos, salvo motivo de força maior”.  O recurso solicitava ainda a redução do valor indenizatório, o que foi atendido pelo relator, minorando a indenização de R$ 15 mil fixada pelo juiz de piso para R$ 8 mil, informa a assessoria do Tribunal de Justiça. A empresa aérea pode recorrer.
 

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