PUBLICIDADE

Tribunal disponibiliza serviço de atendimento em caso de acidente em Cuiabá e VG

PUBLICIDADE

Nem sempre as pessoas sabem como agir diante de um acidente de trânsito. Além da falta de informação, o nervosismo dificulta na tomada de decisões. Para ajudar as partes envolvidas a solucionarem o conflito de forma mais rápida e segura, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso oferece à população o Serviço de Atendimento Imediato (SAI).

Vinculado aos Juizados Especiais, o SAI tem como finalidade atender casos de acidentes de trânsito sem vítimas. O serviço atende aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e funciona da seguinte forma: após ser acionada, a viatura do SAI – contendo notebook, impressora, mesas e cadeiras – vai até o local do acidente, onde procura intermediar o acordo entre as partes envolvidas por meio de técnicas de conciliação.

Quando as partes chegam a um consenso, o acordo é encaminhado ao Juizado Especial para homologação, proporcionando um Título Executivo Judicial. O título poderá ser utilizado caso uma das partes não cumpra o combinado. Já quando não é possível alcançar o acordo e sendo notório o prejuízo causado a uma das partes, estas já saem devidamente intimadas a comparecer na data e horário constantes da intimação para audiência de instrução e julgamento, que será realizada por um juiz, no Juizado Especial mais próximo ao local do acidente.

É importante salientar que o SAI não presta atendimento nos casos em que houver vítimas (lesão corporal ou morte) ou veículos oficiais e de órgãos públicos, porque nesses casos a competência é da Polícia Civil.

Segundo explica a juíza coordenadora do Serviço de Atendimento Imediato, Ana Cristina Silva Mendes, aproximadamente 60% das colisões sem vítimas registradas pelo serviço culminaram em acordos, em 2014. “Em geral, a presença do conciliador acalma e orienta os envolvidos, fazendo com que o problema se resolva de forma pacifica e rápida. Além disso, um acordo realizado pelo SAI significa uma demanda a menos para o Judiciário”, afirma a magistrada.

A juíza explica ainda que as colisões acontecem especialmente nos horário de pico. “De manhã, acorre entre as 7h e 8h, à tarde, entre meio-dia e 14h, e à noite, entre as 18h e 19h. Em Cuiabá, as avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa e São Sebastião foram as que tiveram mais atendimento em razão das obras de mobilidade urbana”, diz Ana Cristina.

No ano passado o SAI realizou 1.743 atendimentos imediatos. Desse total, 998 ocorrências resultaram em acordos, o que representou 57,26% dos atendimentos. Já as ocorrências sem acordos, as desistências e os impedimentos somaram 745 registros. No ano de 2013, no balanço total foram registradas 1.796 ocorrências com 1.020 acordos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE