O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso está capacitando a primeira turma de conciliadores dentro das prerrogativas estipuladas pela Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça. As atividades serão realizadas ate o dia 1º de junho para servidores das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande.
As aulas tiveram início hoje (21) com apresentação do juiz Hildebrando da Costa Marques, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais, sobrea expectativa do curso e abordagem sobre a atual estrutura do Poder Judiciário de Mato Grosso e o caminho a ser percorrido. O magistrado aproveitou a ocasião para falar sobre a instalação das duas Centrais de Conciliação – uma no Fórum da capital, outra no TJMT – no dia 11 de junho.
Conforme o magistrado, este é o primeiro treinamento oferecido dentro dos moldes exigidos pelo CNJ. Ofertará aos conciliadores exercícios práticos e teóricos para que adquiram conhecimentos que possibilitem melhor encaminhamento nos trabalhos. "A partir do dia 25 de junho realizaremos o mesmo curso com servidores do interior de Mato Grosso", informou.
Após a explanação do juiz Hildebrando, o coordenador do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, juiz Mario Roberto Kono de Oliveira, realizou palestra sobre a atribuição e competência do conciliador, além de ofertar dicas de encaminhamentos.