PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça realiza mutirão sem fronteiras em MT

PUBLICIDADE

O Juizado Especial Itinerante (JEI), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, atendeu 500 moradores do município de Rondolândia, localizado a 1.200 km a Noroeste de Cuiabá. Desses, 206 resultaram em procedimentos instaurados envolvendo mediação e conciliação, orientação, propositura de demandas, além de encaminhamentos para procedimentos junto à Defensoria Pública.

A equipe do JEI ficou na cidade durante cinco dias (20 a 24) e em função da grande demanda realizou os atendimentos das 8h às 19h, e não das 12h às 18h, como estava previsto inicialmente.
 
Para se ter uma ideia do quanto foi importante a ida da equipe do JEI à Rondolâncida, quando precisa recorrer à Justiça o morador tem que se descolar até o município de Comodoro. Entre uma cidade e outra são mais de 600 km de difícil acesso, sendo necessário ir até Ji-Paraná (RO) e retornar.
 
Além de direitos do consumidor, conflitos entre particulares, houve uma grande demanda envolvendo questões de direito de família, que foram solucionadas pelo Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça, com acordos formalizados que serão homologados pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflito.
 
O juiz Edson Dias Reis, um dos coordenadores do JEI ressaltou a importância desse trabalho, que aproxima cada vez mais a Justiça mato-grossense dos cidadãos. “Esse projeto reflete uma Justiça sem fronteiras, pois sobre rodas quebra as barreiras sociais, culturais, geográficas e econômicas dando força efetiva a expressão ‘jurisdição’ por atingir centenas de pessoas que se encontravam às margens de seus direitos e da sua própria cidadania”.
 
O magistrado destacou também o empenho da equipe de servidores que atuaram nesse atendimento, e a importância da parceria com o Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça que permitiu o JEI atender muitos conflitos que não eram de sua competência, com diversos acordos formalizados.
 
“Esse trabalho local é muito importante para solucionar os nossos problemas”, relatou Dorizete Quirino, moradora do município há 29 anos.
 
O anúncio da chegada do ônibus e da equipe do JEI em Rondolândia despertou até negociações voluntárias e muitos clientes inadimplentes no comércio local procuraram seus credores para quitar suas dívidas.
 
 JEI – O JEI é um programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e tem o objetivo de aproximar a Justiça Estadual da população menos favorecida. Os atendimentos são realizados no interior de um ônibus equipado com computadores, impressoras, mesas, cadeiras e ar condicionado, além de equipe formada por juiz, conciliadores, assessores e assistentes, como um gabinete comum.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo de motociclista que morreu em Sinop é transladado para o Maranhão 

O corpo de Marciel Gomes Queiroz, vítima de acidente...

Condutor bate carro na traseira de caminhão estacionado em Sinop 

Um Nissan Versa colidiu na traseira de um caminhão...

Carro bate em poste e pega fogo em Lucas do Rio Verde

O veículo, de marca e modelo não identificados, colidiu...
PUBLICIDADE