PUBLICIDADE

Tribunal confirma obrigação do Ibama de proteger área com indígenas isolados em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a obrigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de fiscalizar e proteger a Terra Indígena Piripkura, localizada nos municípios de Colniza e Rondolândia. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e reforça a necessidade de ações contra invasões e extração ilegal de madeira em território habitado por indígenas isolados do povo Piripkura.

A ação começou em 2008, quando, segundo o MPF, houve aumento das invasões na área, mesmo com a publicação de portaria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), restringindo o uso da terra para proteger os Piripkura. Diante da falta de fiscalização, o MPF acionou a Justiça para obrigar o Ibama a atuar na região, com ações de fiscalização, embargo da exploração ilegal de madeira e suspensão de autorizações de manejo florestal concedidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Ainda em 2008, a Justiça Federal de Juína concedeu liminar favorável ao MPF. Em 2022, confirmou a decisão, julgando parcialmente procedente a ação e mantendo as medidas protetivas. O Ibama recorreu, alegando falhas no processo e argumentando que não deveria ser afetado pela decisão, já que não fazia parte da ação principal sobre a demarcação da terra. O órgão também afirmou que a responsabilidade pela fiscalização seria do estado, devido à descentralização da gestão florestal.

O TRF1, no entanto, rejeitou os argumentos e manteve a sentença. O Tribunal destacou que a medida tem caráter preventivo e visa proteger de forma imediata os direitos dos povos indígenas. Também reafirmou que o Ibama segue responsável pela fiscalização ambiental em terras indígenas. A Corte ainda destacou que documentos ambientais emitidos antes da portaria da Funai não impediram a continuidade da exploração irregular na área, o que justifica a necessidade de fiscalização contínua.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encontro de veículos antigos de Colíder será no próximo mês

A 3ª edição do encontro dos veículos antigos de...
PUBLICIDADE