PUBLICIDADE

Tribunal aprova e Comarca de Sinop é elevada à entrância especial

PUBLICIDADE

A Comarca de Sinop foi elevada à entrância especial durante sessão administrativa, realizada esta manhã, pelo pleno do Tribunal de Justiça. A decisão teve a maioria dos votos dos desembargadores. A proposta foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Sinop, tendo em vista o crescimento local. Até então, a entrância especial era composta apenas pelas Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

De acordo com o presidente do TJ e relator do processo, desembargador Orlando Perri, o local passa por grande expansão e o reflexo é sentido no Poder Judiciário local. “A cidade tem 40 anos de fundação e 35 de emancipação administrativa, é a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso, uma das cidades que mais cresce em âmbito nacional e com este enorme crescimento, precisamos tomar providências para tornar a Justiça mais célere e eficiente na entrega da prestação jurisdicional”.

Ainda de acordo com Perri, foram feitos estudos financeiros que comprovam que o Judiciário Estadual suporta a elevação da comarca. Ainda para viabilizar a instalação, os magistrados lotados na localidade abriram mão de um segundo assessor, previsto para as comarcas especiais, por no mínimo três anos. A comarca atualmente possui dez unidades judiciárias, sendo seis varas cíveis, três criminais e um Juizado Especial Cível e Criminal.

A proposta de Lei Complementar e as demais legislações necessárias serão apresentadas futuramente ao Plenário do TJMT e ao Conselho Nacional de Justiça.

Presente na sessão, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) comemorou a decisão lembrando que o pedido foi feito pela primeira vez em fevereiro de 2011 e depois disso foi reforçado várias vezes. “Hoje nós tivemos o privilégio de sermos elevados à categoria de Entrância Especial. Sinop ganha muito, pois temos a descentralização deste Poder, o que nos dá mais autonomia e nos permite mais dinâmica judicial”.

Já o advogado e presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, ressalta que a elevação é o reconhecimento do município como polo regional e ponto de convergência da região Norte. Ele afirma ainda que a melhoria judicial não será apenas para advogados e magistrados, mas principalmente para a população.

O presidente da OAB-MT, Maurício Aude, complementa afirmando que é necessário agora que o governo corrobore o ato do Judiciário. “Sob qualquer ótica percebe-se que Sinop tem crescido e na advocacia não é diferente. Agora com a elevação esperamos que o Governo tenha os bons olhos voltados para o Judiciário, suprindo essa decisão que só tem a melhorar a vida da população de Sinop”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...
PUBLICIDADE