PUBLICIDADE

Tribunais em MT assinam acordo de cooperação para perícias

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região assinaram, esta manhã, um acordo de cooperação técnica visando o desenvolvimento de atividades de perícias singulares e junta médica e odontológica oficial. As partes disponibilizarão os profissionais da área médica e odontológica pertencentes ao quadro de suas secretarias, de acordo com a agenda das duas unidades de saúde.

“Temos buscado copiar muitos exemplos do TRT e firmamos diversas parcerias durante essa gestão. Vejo que esse acordo vai diminuir significativamente o número de absenteísmo causado por doenças ocupacionais. No TJMT o percentual já chega em 5% entre os servidores e 12 % entre os magistrados, destacou o presidente, Orlando de Almeida Perri, lembrando que um estudo já vem sendo desenvolvido no órgão para diminuir esse índice.

Por meio do acordo, o Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida do TRT fará as perícias dos servidores e magistrados do TJ e o Programa Bem Viver do TJMT ficará responsável pelas perícias dos servidores e magistrados da Justiça do Trabalho. A parceria tem validade de três anos a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogada, a critério das partes, mediante termo aditivo.

Para Edson Bueno de Souza, presidente do TRT, essa ligação demonstra a unicidade da jurisdição, atendendo aos princípios da eficiência e da economia. “Ambas as instituições possuem um quadro bastante qualificado, que podem atender de maneira mais rápida e ágil, com menor custo se caminharem juntas”.

Antes, o TJMT dependia da disponibilidade da perícia médica da Secretaria de Administração do Governo (SAD) o que causava lentidão do processo. Gissele Nince, gerente do Programa Bem Viver, explicou que o trabalho é voltado para a prevenção das doenças e para melhoria da qualidade de vida dos servidores e magistrados. “Já implantamos psicólogos e fisioterapeutas em 15 comarcas do Estado, e a intenção é expandir esse número gradativamente”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro atinge árvore em avenida de Sinop

Uma condutora sofreu ferimentos após se envolver em um...

Justiça de Mato Grosso reconhece dispensa discriminatória de trabalhador com câncer de pele

Um trabalhador dispensado enquanto ainda realizava acompanhamento médico devido...
PUBLICIDADE