Três pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais que cortam Mato Grosso, entre ontem e quinta-feira (14), quando a Polícia Rodoviária Federal desencadeou a operação Proclamação da República, em alusão ao feriado prolongado. Trinta e oito acidentes foram registrados (-29% em relação ao ano passado) com 25 feridos (-10%).
Os três acidentes com mortes aconteceram na sexta-feira (15). De acordo com a PRF, Fábio Júnior conduzia um VW Gol pela BR-070, nas proximidades do município de Cáceres, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A causa do acidente é desconhecida e investigada.
O outro acidente aconteceu no km 323, na BR-174, próximo ao município de Comodoro (região Oeste). A PRF informou que Adão Fagundes, 33 anos, conduzia uma motocicleta (modelo e marca não confirmados) quando se envolveu em uma colisão com uma carreta. Ele morreu no local. A causa do acidente também é investigada.
No primeiro acidente, o motociclista Paulo Correa, 33 anos, teve a cabeça esmagada a se envolver em uma colisão com uma carreta carregada de madeira, na BR-364, próximo ao distrito de Boa Vista, em Rondonópolis. Ele faleceu no local. O carreteiro afirmou que o motociclista seguia no sentido oposto, de Rondonópolis a Cuiabá, e repentinamente teria invadido preferencial. A versão é apurada.
Na operação, outras 2.592 pessoas foram fiscalizadas, além de 593 motocicletas, 2.541 veículos (sendo destes 15 apreendidos) e um carro roubado recuperado. Foram aplicados ainda 88 autos de infração (motocicletas), 12 autos referente a alcoolemia, outros 781 inerentes a infração do Código de Trânsito (demais infrações), feitos 218 testes do etilômetros com três prisões por alcoolemia, 26 carteiras de habilitação foram apreendidas, 89 documentos recolhidos e realizados 27 auxílios a usuários.