PUBLICIDADE

Tremor na costa brasileira superou o registrado no Nortão há dez anos

PUBLICIDADE

O terremoto de 5,2 graus na escala Richter registrado ontem, na costa brasileira foi o maior registrado no país em dez anos. Segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o último fenômeno dessa dimensão ocorreu em 1998 na região do município de Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso.

De acordo com o chefe do observatório, Lucas Barros, o fenômeno recente é considerado moderado. “Essa magnitude dificilmente produziria destruição, a menos que ela acontecesse próxima de um centro populoso, onde as residências tivessem má qualidade”.

O professor lembra que tremores de menor intensidade já causaram danos no país. “Em dezembro, no extremo norte de Minas Gerais um terremoto de magnitude menor [4,9 graus na escala Richter] foi capaz de derrubar muitas casas e produzir danos em muitas outras da comunidade de Caraíbas.”

O poder de destruição dos terremotos, explica Barros, está associado a pelo menos quatro fatores: a energia liberada no fenômeno, a proximidade com centros urbanos, a profundidade do foco do tremor e a qualidade das construções.

“Em Caraíbas, se as casas fossem de melhor qualidade, por certo não teriam caído. Entretanto, eram muito ruins e o terremoto foi capaz de ruir quase todas.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE