O cascalhamento em aproximadamente 10 km da Estrada Rosa (Vera-Sinop) começou a ser feito pela Secretaria de Obras de Sinop. O primeiro passo foi a abertura das valas para o escoamento da água das chuvas, que ficaram paradas em alguns pontos e onde produtores, cansados de esperar uma solução, decidiram bloquear o tráfego de caminhões e veículos atravessando uma tora.
A equipe está trabalhando nos três priores trechos onde foram colocados, até hoje de manhã, aproximadamente 600 metros cúbicos de cascalho, cedidos pelos agricultores. Com isto, eles decidiram suspender o protesto contra a prefeitura e o governo estadual, desobstruindo o tráfego. A interrupção durou 8 dias. De acordo com o secretário de Obras, Edílson Rocha Ribeiro (Ticola), “o tempo não é propício para realizar este tipo de manutenção, mas já amenizou e o trecho poderá ser usado para o escoamento da safra”.
A rodovia estadual é usada por dezenas de produtores rurais que plantam soja, milho, arroz e outras culturas que transportam aproximadamente 1,3 milhão de toneladas produzidas apenas nesta localidade. Mais de 80% dos caminhões e carretas que transportam alimentos de Vera a Sinop utilizam a rodovia que dá acesso a BR-163.